top of page

entenda o ecofeminismo_


Você conhece o ECOFEMINISMO?


O termo ecofeminismo foi criado nos anos 70 pela feminista francesa Francoise d' Eaulonne para explicar como a luta pelos direitos das mulheres está relacionada com a reivindicações por um mundo sustentável.

Mas afinal, o que é o ecofeminismo?

Esse termo conecta a luta pela igualdade de direitos e oportunidade entre homens e mulheres e a defesa do meio ambiente e sua preservação. Sendo essa conexão a base do ecofeminismo, um movimento que busca o equilíbrio entre todos os seres (homens, mulheres, animais, natureza, etc), respeitando todas as formas de vida. Desta forma, reduzindo os impactos ambientais que consequentemente interferem na qualidade de vida das mulheres, pois cuidar do ecossistema deu voz para elas nos últimos anos, através das causas ambientais, ganhando espaço e lutando por papéis de liderança.

São mulheres ao lado de outros grupos em situações de vulnerabilidade.


 

Você sabia que as mulheres são mais afetadas pela devastação do meio ambiente do que os homens?


O artigo "Feminist Envionmental" mostra que mulheres, especialmente de países com menor desenvolvimento que são chefes de família, sofrem prejuízos causados por problemas ambientais. Isso acontece porque nós mulheres, possuímos maior probabilidade de viver em condições de pobreza e menor poder socio-econômico, assim tendo mais dificuldade em se recuperar de situações como desastres ambientais. Mas mesmo sendo vítimas da deteriorização do meio ambiente, as mulheres tomam papéis chave para a defesa da natureza.


O principal problema que afeta os dois lados:

Nada mais, nada menos do que o patriarcado capitalista que rege o sistema social, político e econômico a nível global (colocando sempre o homem no centro), sendo o maior responsável pela destruição do meio ambiente e também pela falta de direitos e oportunidades para as mulheres.


O que propõe?

Uma nova perspectiva que reconheça que toda a sociedade e a natureza devem trabalhar juntas, em harmonia.


 

Relação entre consumo de carne e machismo:

No livro "A POLÍTICA SEXUAL DA CARNE" une o feminismo e o vegetarianismo mostrando a relação entre consumo de carne e a dominação masculina. Dessa forma, fazendo muito sentido para o ponto de vista ecofeminista, sendo um exemplo da relação entre meio ambiente e feminismo.


 

"AS ECOFEMINISTAS ENXERGAM UMA RAIZ COMUM ENTRE AS CAUSAS DA DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A DEGRADAÇÃO DA MULHER."
25 visualizações0 comentário
bottom of page