top of page

ataques ao MST_ Ruralistas vs MST

Atualizado: 1 de nov. de 2020


Ênio Pasqualin, militante do MST, sequestrado e morto a tiros. imagem: Brasil de Fato


 

Inicialmente, o que é o movimento MST?_

Os acampamentos consistem na ocupação de propriedades de terra em situação irregular/ilegal. Nessa propriedade, as famílias que fazem parte do Movimento instalam acampamento, ou seja, passam a viver ali como forma de exercer pressão pela desapropriação daquela propriedade que está irregular. Nos acampamentos, as famílias desenvolvem agricultura familiar e em forma de cooperativas.

Quando a terra é desapropriada pelo Governo (ou seja, quando o governo reconhece que a propriedade está irregular), ela é concedida àquelas pessoas que ali estão vivendo e produzindo. À esse estágio em que as famílias que vivem naquele acampamento do MST ganham os direitos sobre a terra, dá-se o nome de assentamento, um processo que costuma levar anos.

(fonte: politize!)


 


Preconceito_:

inicialmente podemos citar o famoso bordão usado para criticar o movimento, "eles são 'ladrões' eles invadem propriedades, e blá, blá, blá..." ou as vezes eles usam o caso da fazenda Esmeralda em Duartina, no qual os direitos do proprietário foram infringidos, mas enfim o caso foi a justiça, e a terra voltou a ser do proprietário, casos e casos, mas isso não resume o movimento, que luta pelo direito de ter uma terra para plantar, e sobre(viver)... utilizando terras irregulares, SEDIDAS PELO GOVERNO_

Uma curiosidade os alimentos produzidos em assentamentos, são orgânicos e usam técnicas tradicionais de plantio, eles são um dos maiores produtores de orgânicos. Assista o documentário do canal Tese Onze:


 

Tendo isso em mente, vamos entender a Reforma Agraria:

A reforma agrícola popular, defendida pelo MST, é plano de ação com objetivos como Terra e Trabalho; Produção de alimentos saudáveis; Proteger a natureza, a água e a biodiversidade; e Condições de vida digna no campo para todo povo.

O vídeo abaixo explica as propostas:


 

Porque o Governo atual ataca o Movimento?\


O governo atual, e claramente a representação da bancada BBB, e claramente o a Bancada do Boi é a maior. Seus principais representantes são Salles e Tereza Cristina, ambos ruralista, o movimento de uma certa forma incomoda o sistema do agronegócio latifundiário.


 

Ruralistas Vs MST = mortes_

"Com a eleição de Bolsonaro e Ratinho Jr as coisas só pioraram. As ameaças de despejo são frequentes na Justiça e contra a vida de militantes, por parte de fazendeiros. O governo do PR tem obrigação de manifestar sobre o crime, apurá-lo e garantir segurança aos militantes da Reforma Agrária”

Diz Gleisi Hoffmann.

Foi assassinado a tiro no interior da região do Paraná, no Brasil, no passado fim de semana, o dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ênio Pasqualin, depois de ter sido sequestrado em casa, divulga o Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Na reforma agraria Popular, o movimento exige a defesa e proteção dos militantes, e dos participantes do Movimento.

Ênio não foi o primeiro, e infelizmente não será o ultimo, essa luta continua, até mesmo depois que ocorrer a Reforma Agraria.


 


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page